7 maneiras de aprender outros idiomas

Neste vídeo, além dos motivos para aprender outras línguas, compartilho quatro técnicas para você aprender qualquer idioma mais rapidamente. Fiz a transcrição abaixo, colocando outras mais 3 técnicas igualmente úteis, totalizando 7 para você usar no seu dia a a dia.

São métodos úteis para quem luta contra as aulas chatas do curso de inglês:

Idiomas são as formas que nós seres humanos utilizamos para traduzir pensamentos. A maioria das pessoas tenta aprender outras línguas, entretanto, muitas vezes são frustradas em métodos de ensino de simples memorização de traduções e de conteúdo para provas, esquecendo muito rapidamente o que aprenderam.

Na hora de falar mesmo, pouquíssima gente sabe. Apenas 1% dos brasileiros têm fluência, segundo pesquisa feita pelo British Council.

Neste post, vamos ver os motivos pelos quais você deve aprender outros idiomas, bem como algumas técnicas para aprendê-los. Uma novíssima que está revolucionando meu aprendizado de italiano.

Se você por acaso gostar do post, copia lá o link e manda para seu(a) amigo(a) que está aprendendo outros idiomas ou compartilha no Facebook.

1º motivo: pessoal

Vivemos em um mundo hoje totalmente interconectado. Através das redes sociais, podemos nos comunicar com qualquer pessoa de praticamente qualquer lugar do globo em questão de segundos. A interconectividade entre os povos é total. Hoje é possível em 36h estar em qualquer lugar do planeta Terra.

Aprender um outro idioma é a forma de poder entender a cultura e contexto de uma outra sociedade. Sem isso, é difícil conceber o mundo tal qual um estrangeiro, pois ele usa um código distinto do nosso. Diria que os idiomas seriam novas “lentes” que você coloca e consegue enxergar o mundo com outro olhos em que muitos significados são distintos dos quais estamos acostumados em nossa cultura.

Ao aprender inglês um novo mundo se abre para você. É impossível comparar a quantidade de informações disponíveis na língua inglesa com a língua portuguesa. Chega a ser ridícula a comparação.

No mundo temos aproximadamente 1 bilhão de pessoas que falam inglês, e 250 milhões que falam Português, sendo a maior parte destas brasileiras.

Com o inglês e espanhol, você já se vira bem por praticamente toda a América e Europa e já vai poder conversar com gente de todo lugar do mundo em suas viagens por aí nesse mundão maravilhoso que vivemos.

2º motivo: profissional

Nesse mundo globalizado, logicamente vem os negócios. Falar inglês é um must.

A crise está acabando e, muito em breve, o Brasil será “cool” novamente e receberá uma horda de investimentos estrangeiros. Se falar inglês já é indispensável para muitos cargos, no futuro será mais ainda.

Quem não fala inglês está vivendo na Idade da Pedra e deve correr atrás do prejuízo. Na 52ª edição da Pesquisa Salarial, feita pela Catho, foi levantado que um profissional em cargo de coordenação, por exemplo, ganha 61% mais que uma pessoa na mesma função, mas que tem apenas o conhecimento básico da língua. O que tem conhecimento de Espanhol pode ganhar até 54% a mais.

Agora vamos ao que interessa.

Técnicas

Vou mudar a ordem e acrescentar mais técnicas em diversidade do vídeo do YouTube (se inscreve lá!)

# 1: Erre sem medo de errar

Um dos maiores problemas do aprendizado de um idioma é o medo de falar. Tem que ser sem vergonha! Absolutamente ninguém vai conseguir falar uma língua perfeitamente sem passar pelo caminho da maestria que passa pela prática de muitos erros.

George Leonard, em Maestria, as chaves do sucesso e da realização pessoal (infelizmente só em inglês), fala que o caminho da maestria envolve amar o platô ou planalto, ou seja, é amar o platô é amar o agora eterno, é desfrutar dos picos de progresso e dos frutos da realização, e então com serenidade aceitar o novo platô que o aguarda logo após.

Faça do processo de aprendizado seu objetivo. Imagine-se como um bebê que está aprendendo a andar. Não importa quantas vezes caia, ele sorrirá e tentará quantas vezes forem necessárias para dar os primeiros passos.

Ame o processo.

Erre e ria dos seus erros.

Garanto que você vai aprender.

# 2: Pensar no outro idioma no dia a dia

Outro hack para aprender idiomas é tentar pensar nele no seu dia a dia. No caminho da escola, faculdade ou trabalho, tente falar e pensar no outro idioma. Por exemplo, no sinal de trânsito, você pode pensar:

“What a terrible traffic today. I wish I had woke up on time and left home earlier.”

“Mira, estoy leyendo a esto blog post para que aprenda más un poco de Español y voy a comentar sobre el con mis amigos”

# 3: Ler livros infantis

A linguagem de livros infantis é bem mais fácil para quem está aprendendo um novo idioma. Talvez você sinta o medo de não conseguir entender o texto, de que será um grande desafio e não conseguirá entende-lo. Eu passei por esse medo e só o venci quando comecei a ler livros em outros idiomas.

Isso é besteira! Você deve SIM tentar ler estes livros. Compare quando estávamos na escola e nos pediam para ler Machado de Assis, Carlos Drummond ou Guimarães Rosa, cuja leitura era um pouco travada por causa do vocabulário mais difícil. Com o tempo, fomos nos acostumando com o tipo de texto, mesmo que não entendêssemos todas as palavras.

Pois é, é a mesma coisa! Você não precisar entender todas as palavras. Basta entender o contexto!

Caso necessite buscar o significado de alguma palavra essencial, só buscar rapidinho nos diversos dicionários online disponíveis e gratuitos. Alguns exemplos:

Google Tradutor

Linguee

Babylon

Adquira a versão online ou física de algum livro que você leu na infância ou adolescência e comece a ler:

Harry Potter Paper Box Set (coleção complete em inglês)

Harry Potter y la piedra filosofal (1º livro em espanhol)

Harry trifft Gott (alemão)

# 4: Assistir a desenhos no Youtube

Outra dica valiosíssima é assistir a desenhos animados no YouTube. Tal qual os livros, a linguagem é mais fácil de entender do que séries, filmes e telejornais, o que é essencial para quem está começando.

Vai lá no Youtube agora e coloca Pokemon /DragonBall/ Digimon ou qualquer outro que queira e:

  • english episodes
  • español capitulo
  • deutsch folge
  • italiano episodio

Eu assisti a quase todos os episódios de Dragon Ball Z em alemão e tenho certeza de que isso contribuiu muito para minha compreensão e aprendizagem.

Os novos vídeos do Youtube agora dispõe da opção de legendas automáticas, podendo ser ativadas no botão retangular com pequenas legendas no canto esquerdo.

Aqui um episódio do Dragon Ball em alemão:

# 5: Tradução das músicas

Não interessa se você gosta das antigas do Backstreet Boys (You are my fire / The one desire) ou de Justin Bieber, Ramnstein, Enrique Iglesias, Gente D´zona, Il Volo, Pavarotti.

Vai lá no Vagalume.com.br, cante sua música e aprenda algumas palavras.

# 6: Aplicativo – Mosa Línguas

Recentemente descobri o Mosa Línguas para aprender Italiano e estou completamente fascinado pelo aplicativo. Através da repetição espaçada, um dos meios mais eficientes para aprender qualquer coisa, o aplicativo te ensina palavras e expressões através de flashcards e repetição sonora.

Está disponível em diversas línguas: inglês, espanhol, francês, alemão, italianos, sueco e muitas outras.

5 minutinhos por dia e você já vai aprendendo e falando.

Faz os cálculos aí. Se você aprender 5 palavras por dia, em seis meses são 912 palavras, mais do que suficiente para adquirir um bom nível de conversação.

É absolutamente incrível! Você seleciona o que quer aprender; treina escuta e pronuncia, comparando a voz do professor com a sua gravação; treina memorização e escrita e depois faz uma autoavaliação.

O app automaticamente vai te fazer revisar com o que você aprendeu algum tempo depois, dependendo da sua performance e reforçando as conexões cerebrais para o aprendizado!

A versão gratuita é bem abrangente e dá para aprender muita coisa. Tem diversas línguas.

Eu já peguei a versão Premium do Italiano por R$ 17,99.

Ainda há uma plataforma online que eu ainda não explorei. Depois posto algo.

# 7: Podcasts e Palestras

Se você for um more advanced speaker, pode ouvir a podcasts (programa de áudio em que um interlocutor apresenta um tema ou entrevista alguém) e palestras do TED no Youtube.

Ao ir malhar, vá aprender algo. Fazer duas coisas ao mesmo tempo!

Enfim, espero que você tenha gostado deste post!

Manda para algum(a) amigo(a) que está aprendendo idiomas.

Compartilha, comenta se você já utiliza estas técnicas ou tem alguma outra ou se te ajudou de alguma forma, me manda um e-mail (aleno@alenooliveira.com.br), mensagem no Facebook ou Instagram – eu respondo tudo!

E vamos aprender!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *