Neste artigo, veremos a resenha prática do livro “Como evitar preocupações e começar a viver” do Dale Carnegie. Ansiedade e preocupação são as doenças do século XXI! A ansiedade é uma agonia mental que temos no dia a dia, decorrente de diversas causas, como a expectativa de que algo

Se você tem várias metas para o seu dia e, muitas vezes, termina seu dia se sentindo mal porque não fez o que tinha para fazer, talvez você queria ler a este post. Sua gestão pessoal de tempo vai ser essencial para sua vida pessoal e profissional! Vou te dar

Afinal, como ter mais foco? Mais de 2 mil propagandas por dia, mídias sociais, mensagens e distrações a todo instante. O mundo parece que sofre de transtorno de déficit de atenção…ou será simplesmente falta de foco. Na resenha prática, veremos 5 grandes ideias do livro FOCO do Daniel Goleman, ex-escritor

Como iniciar um projeto? Lembre aí de alguma coisa que você quer fazer, mas não consegue dar o primeiro passo porque acha que é muito difícil. Pode ser um novo projeto profissional, aprender um idioma, programar uma viagem.

Hoje eu vou te explicar o porquê de você está paralisado e te dar duas dicas para você de como iniciar qualquer projeto.

Por que, afinal, ficamos tão paralisados para queremos  iniciar nossos projetos? Quereeeeemos começar algo, mas simplesmente não fazemos.

Você quer começar PERFEITO. Planeja, planeja e nada. Sabe o nome disso? Paralisia por análise. Você pensa que precisa de mais e mais informações para realmente iniciar algo, mas esquece de dar o primeiro passo. Daí ficamos estendido na cama assistindo Netflix dia após dia, sem fazer NADA.

 

 

Só que o primeiro passo é o MAIS importante. É aquilo que vai nos tirar da inércia. Lembra de Newton. Aula de Física para você. Por inércia, um corpo em repouso tende a continuar em repouso.

O primeiro passo é o que vai fazer começar a rolar a bola de neve de cima da montanha.

E como você supera essa tal de parálise por análise? Duas superideias para você.

Superideia #1 – Break it down!

 

 

Transforme o que você tem para fazer em pedaços “mastigáveis” – só um adendo que fiquei com fome ao ver esse figura.

Uma das principais razões da parálise por analise é ficamos pensando no GRANDE PROJETO. No quão difícil será realizar tudo, sem poder palpar o que você deve fazer imediatamente.

Para suprir isso, BREAK IT DOOOOWN. É você quebrar o que você tem pra fazer em tarefas ridiculamente pequenas, tão pequenas que seja ridículo você não fazer.

Então, para você:

Quer fazer um site, um blog? Google it!

Quer aprender um idioma? Abre aí o youtube e começa a fazer algo

Quer marcar uma viagem? Google it.

QUALQUER COISA quebra na menor tarefa possível. Sistematiza teu pensamento de forma que tu vai ter que dar UM PASSO RIDÍCULO para frente. Só para sair da inércia.

O homem que move montanhas, começa carregando pedras pequenas. – ditado chinês.

Superideia #2 – Hábito da ação

Esse hábito tirei do livro “A mágica de pensar grande” do David Schwartz.

O hábito da ação é o hábito de fazer as coisas acontecerem, de conseguir resultados.

Pense menos e tente mais.

Não seja uma vítima da superpreparação.

Mal feito é melhor que não feito.

Vou te dar um exemplo aqui. Quando eu fui fazer o 2º encontro do Clube das Ideias, que eu organizo aqui em Fortaleza, não tinha ninguém para fazer a arte, mas EU TINHA QUE LANÇAR o evento. Olha essa obra prima que saiu

Eu sei, é de passar vergonha. Mas mal feito é melhor do que não feito.

Crie o hábito se começar a fazer as coisas. Comece algo. Qualquer coisa. Pegue o hábito de iniciar e vá fazendo suas minitarefas.

E como disse o pensador francês Voltaire, o perfeito é inimigo do bom.

E agora perguntas para você. Você pode me responder abaixo nos comentários ou me mandar uma mensagem particular pelo instagram ou facebook ou meu email aleno@alenooliveira.com.br ou até escrever num caderno particular:

  1. Qual um episódio da sua vida em que você está passando ou passou por parálise por análise?
  2. O que você vai fazer AGORA para iniciar um novo projeto?

Lembrando que quando você assume um compromisso público, seu grau de responsabilidade aumenta.

Se você quiser meu ebook de leitura inteligente, basta fazer o download: http://alenooliveira.com.br/leitura-inteligente

E se quiser meu primeiro livro sobre hábitos, te convido a ler “Hábitos Super-Humanos: um guia prático e rápido para mudar seus hábitos“.

Um abraço e até o próximo!!!

Se quiser assistir a esse vídeo no YouTube:

Rápido e devagar: as duas formas de pensar do Daniel Kahneman é um livro fenomenal! Apesar da leitura um pouco mais aprofundada, tem muitos, muitos ensinamentos para que entendamos melhor como funciona nossa mente e porque tomamos decisões, na maioria das vezes, tão irracionais. Esse é