As pessoas têm mais medo de falar em público do que da morte, de doenças e de altura. Como falar em público é uma das habilidades essenciais que pode contribuir diretamente no seu sucesso na vida pessoal e profissional.

No livro desta semana, “Como falar em público e encantar pessoas“, de Dale Carnegie, vamos ver algumas dicas práticas e que podem ser usadas imediatamente para você melhorar suas apresentações em público e te ajudar a superar esse medo.

Inscreva-se no canal do Youtube aqui: http://bit.ly/2jfpmI8

Falar em público é uma fobia para muita gente. Tenho certeza de que você já sentiu aquele friozinho na barriga antes de falar até mesmo para um grupo pequeno de pessoas, quando todos os olhos estão em você e as palavras parecem fugir.

Se eu sinto um friozinho para falar com uma câmera, imagina em frente a um grupo de pessoa.

Esse livro nos traz lições preciosas de como podemos melhorar nossas habilidades sociais, que como já vimos nos vídeos passados é umas das habilidades mais importantes que você poderá desenvolver.

O livro é dividido em 12 capítulos, cada um com um princípio a ser aplicado na arte de falar em público e persuasão. Hoje veremos 3 ideias para você usar na sua próxima apresentação.

Ideia 1 – Saiba do que você está falando

Domine o assunto sobre o qual vai falar. Não basta apenas algum conhecimento a respeito – domine-o. Seja capaz de ocupar cada segundo da sua apresentação com conteúdo sólido. Quando for capaz de fazer isso, noventa por cento do seu trabalho estará pronto antes que você se coloque na frente da plateia.

Reúna mais material e informações do que seja possível utilizar. Isso lhe dará mais confiança e segurança ao falar. A quantidade de informações terá efeito nas suas ideias e emoções e na forma de falar. Esse é um fator básico de preparação.

E não decore. Aposto que você já foi para uma apresentação ou assistiu a uma aula em que o orador passou todo o tempo lendo os slides do powerpoint durante uma hora. E você sabe o quão chato é isso. Tenta falar em tópicos e se preparar para sua apresentação.

Se quiser dicas de como aprender um texto, dá uma olhada no Superideias #1 – Como aprender mais rápido: https://youtu.be/QKg8jXCfVMw

Ideia 2 – Conheça sua plateia

Essa daqui é uma das ideias mais importantes desse livro. Você deve saber com quem você vai falar, qual a linguagem que eles utilizam, qual sua formação, qual a melhor maneira de apresentar o conteúdo que você está apresentando.

Lembra de quando um médico ou um advogado foi falar com você e você não entendeu nada, foi exatamente porque eles não se preocuparam em utilizar uma linguagem adequada com você. Nós não podemos ter esse descuido.

Pense também nos seus ouvintes e em suas expectativas. Pense também nas suas próprias expectativas. Quais os objetivos dessa apresentação? Você pretende informar, inspirar, entreter, persuadir… ou tudo isso ao mesmo tempo? Pense no ambiente físico em que sua apresentação vai acontecer. Qual será o tamanho do auditório? Quantas pessoas ele comporta, e quantas estarão efetivamente presentes? Quanta influência você tem nesses detalhes práticos? Por exemplo, é melhor não ter um espaço grande para um grupo pequeno de pessoas. Pensar nessas questões de antemão ajudará sua apresentação a atingir seus objetivos.

Por exemplo, quando eu faço esses vídeos, eu imagino dois amigos que estão aqui comigo para eu fazer este vídeo, de forma que eu tento usar a melhor linguagem para transmitir essas ideias.

Uma mesma apresentação pode ter uma linguagem totalmente diferente de acordo com o que você sua plateia. Por isso, a importância de você saber com quem você está se comunicando e conhecer sua plateia.

Ideia 3 – Ensaio é de suma importância

O ensaio da sua apresentação deve acontecer de duas formas, e a primeira acontece inteiramente dentro da sua cabeça. Enquanto continua com sua preparação escrita, você deve constantemente rever, revisar e ensaiar mentalmente sua apresentação.

No livro “Como falar em público e encantar pessoas“, os autores destacam o quão importante é identificar com clareza seu assunto e seu objetivo para si mesmo, e então deixe o processo criativo tomar conta. Quando isso acontecer, você pode começar a falar sua apresentação em voz alta. O carro é o lugar ideal para fazer isso, mas você também pode experimentar em casa, olhando para o espelho. Sinta o ritmo das suas palavras e orações. Revise e afine sua fala, tanto o conteúdo quanto a duração de cada parte.

Geralmente eu demoro mais de três semanas para preparar um discurso de improviso. – MARK TWAIN

Você pode comprar o livro aqui:

Abraço e até mais!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário