Afinal, como ter mais foco? Mais de 2 mil propagandas por dia, mídias sociais, mensagens e distrações a todo instante. O mundo parece que sofre de transtorno de déficit de atenção…ou será simplesmente falta de foco.

Na resenha prática, veremos 5 grandes ideias do livro FOCO do Daniel Goleman, ex-escritor do NY Times e autor do também mais vendido Inteligência Emocional. Em Foco, veremos a ciência por trás da nossa atenção. Eu quero que você entenda que a sua atenção é a base de TUDO que você faz. Tudo! Por isso, que o Goleman coloca como subtítulo “a atenção e o seu papel fundamental para o sucesso.

 

ADQUIRIR LIVRO AQUI: Impresso | Kindle

Ideia 1 – Pobreza de atenção

Como disse no começo, o mundo parece que sofre de transtorno de déficit de atenção…ou será simplesmente falta de foco.

Ninguém consegue mais focar em nada, e um número cada vez maior de pessoas está fingindo ter déficit de atenção para conseguir prescrições de estimulantes, ou seja, tomar remédio e aumentar a atenção através de drogas químicas com o autor.

Vivemos numa era de muitas distrações. A necessidade constante de responder à quantidade esmagadora de informações e estímulos em nosso ambiente nos leva a um estado de atenção parcial contínua em que ficamos trocando de tarefa a cada 5 minutos, de nossos telefones para nosso e-mail, para o Facebook e, fazendo isso, nossa atenção é enfraquecida.

Lembre aí da última vez que você trabalhou/estudou num estado de profunda concentração, em que o tempo voou e quando você se deu conta já era noite…pode ser que isso tenha sido HÁ MUITO TEMPO. O autor fala que apenas 20% das pessoas entram em estado de flow alguma vez no dia.

Eu fico até triste em muitas vezes sair e vez mesas e mais mesas de pessoas vivendo no mundo virtual ao invés de estar presente ali com seus amigos. Quando você faz isso, você não está nem cá, nem lá. Você fica no limbo.

Algumas faculdades na Europa e muitas startups do vale do Silícios aboliram a presença de smartphones e laptops em salas de reunião.

Alguns países asiáticos como Taiwan e Coréia do Sul já decretaram o vício em celular como um problema de saúde pública. Para você se comunicar com alguém, você precisa estar presente.

E você o quão off você está do mundo?

Ideia 2 – Atenção é um músculo

Uma das melhores ideias do livro é que nossa atenção é como um músculo mental que pode ser fortificado através de exercícios.

E como podemos fortificar nossa atenção e foco?

Duas dicas:

A primeira é você se forçar a focar sua atenção por breves períodos de tempo. Tipo, se determine uns desafios. Passar 20 min fazendo isso. E com o tempo você vai aumentando a carga.

E a segunda dica é meditar. Nós, povos do Oeste, não temos o costume dessa prática, mas diveeersos estudos demonstram que meditar faz teu cérebro literalmente crescer. Você vai criar mais massa cinzenta meditando. Depois que eu comecei a meditar, minha atenção e foco aumentaram assustadoramente, bem como diminuíram meus níveis de ansiedade para quase zero.

Depois faço um superideias sobre isso.

Então, você está fit mentalmente ou teu cérebro está meio sedentário?

Ideia 3 – Exaustão cognitiva e como recuperar sua atenção

Sabe quando você está trabalhando ou estudando, daí demora um pouco para esquentar, você pega o ritmo, mas chega uma hora que você se esgotou mentalmente, que você não consegue mais simplesmente olhar para o que você estava fazendo?

Você chegou ao esgotamento mental. Daí não adianta continuar. Suas ideias simplesnete não processam. Daí o que você vai fazer para descansar.

Sêneca, em sobre a brevidade da vida, um dos meus livros favoritos, falou há 2 mil anos que nossa mente não pode ficar em constantemente focada em algo. Ela precisa também descancar.

Olhar whatsapp, facebook, assistir vídeos no youtube ou jogar videogame?

Errado.

Goleman destaca que essas atividades não recuperam nossa atenção.

E então, o que podemos fazer para recuperar nossa atenção?

O autor fala sobre a teoria de recuperação da atenção, recomendando como principal remédio ir para natureza, fazer uma caminhada ou algum exercício físico.

Lembre de que nós somos animais. Nós não evoluímos para ficar cercados de concreto o dia todo.

Ideia 4 – Gratificação imediata e os marshmallows do dia a dia

Cumprir metas exige forte foco, motivação e determinação – todas as qualidades que constituem forte força de vontade. E quanto mais desafiador for o objetivo, mais força de vontade precisamos.

Nossa força de vontade desempenha um papel crucial na determinação do curso de nossas vidas. Por exemplo, é mais provável que as crianças que exibem um alto nível de força de vontade se tornarão bem sucedidas em seus futuros, em comparação com aqueles que não demonstram tal auto-controle.

No famoso teste do marshmallow, realizados no final dos anos de 1960 e início dos anos de 1970 liderados pelo psicólogo Walter Mischel, então professor da Universidade de Stanford. Nos estudos era oferecido a crianças a escolha entre um marshmallow se quisesse imediatamente ou dois se a crainaça quisesse esperar o pesquisador voltar.

Os pesquisadores descobriram que as crianças que conseguiam retardar a gratificação imediata, , ou seja, tinham mais autocontrole, tiveram mais sucesso na vida, levando em consideração fatores notas no SAT scores,[2] desempenho escolar,[3] índice de massa corporal (IMC)[4], casamentos mais estáveis e outros fatores de medição.

E você anda resistindo às tentações do dia a dia? Consegue ficar sentado trabalhando e estudando? Consegue resistir a uma sobremesa ou repetir o prato de comida?

Ideia 5 – Transformando seu cérebro num mutante através da leitura

Uma passagem que chamou muita minha atenção nesse livro foi a que falava sobre a leitura e os efeitos que ela pode ter em nosso cérebro e nossa mente. Como você sabe, eu sou um aficionado por livros e quero te transformar em um também.

Olha o que o autor fala sobre a leitura.

“Enquanto nós lemos um livro, um blog ou alguma história, nossa mente constrói um modelo mental nos que permite compreender o que estamos lendo e nos conecta a um universo de modelos que nós temos a respeito do mesmo assunto. Essa expansão da nossa compreensão é onde reside o coração da aprendizagem”.

No meu livro sobre leitura inteligente eu falo sobre as esticadas de mente, que é aquele momento em que você lê e compreende algo tão impressionante que seu nível de compreensão aumenta e você é como se fosse atingido por um choque de realidade que você fala para si: “Caralhow, como ninguém nunca me disse isso?”.

E você já criou o hábito da leitura?

Sumarizando as ideias de hoje:

  • Ideia 1 – Pobreza de atenção
  • Ideia 2 – Atenção é um músculo
  • Ideia 3 – Exaustão cognitiva e como recuperar sua atenção
  • Ideia 4 – Gratificação imediata e os marshmallows do dia a dia
  • Ideia 5 – Transformando seu cérebro num mutante através da leitura

Perguntas sobre o vídeo

E agora perguntas para você. Você pode me responder abaixo nos comentários ou me mandar uma mensagem particular pelo instagram ou facebook ou meu email aleno@alenooliveira.com.br ou até escrever num caderno particular:

1 – O quão você off você está do mundo?

2 – Você está fit mentalmente ou teu cérebro está meio fora de forma?

3 – Você anda resistindo às tentações do dia a dia? Consegue ficar sentado trabalhando e estudando? Consegue resistir a uma sobremesa ou repetir o prato de comida?

4 – Você já teve um momento desses de esticada de mente que você leu algo tão surpreendente que se assustou? Me conta aí nos comentários como foi e de qual livro.

ADQUIRIR LIVRO AQUI: Impresso | Kindle

Se você quiser assistir ao vídeo no YouTube:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário