No Superideias desta semana, vamos ver como ocorre o processo de leitura, como calcular sua velocidade de leitura e 4 técnicas de leitura dinâmica que vão revolucionar como você lê.

Minicurso de leitura dinâmica

Ler afinal é uma habilidade e como qualquer habilidade ela pode ser melhorada.

O bilionário americano Warren Buffet lê, me média, 6 horas por dia e falou que se pudesse desenvolver uma habilidade seria ler mais rápido.

Antes de falar propriamente das técnicas de leitura, quero te apresentar três conceitos: processo e velocidade de leitura e o que é campo de visão.

Assista ao vídeo no Youtube e se inscreva no canal:

PROCESSO DE LEITURA

Ler envolve o movimento dos olhos ao processar palavras escritas e a atribuição de sentido ao texto.. Esse processo foi descrito pelo oftamologista francÊs Luois Emile Javal no final do século 19. Ele concluiu que os olhos não se movem continuamente ao longo do texto, mas fazem curtos e rápido movimentos chamados de sacadas, que levam de 20 – 40 milésimos, em rápidos intervalos de pausa chamados de fixação, que durma em média 200 milésimos e permite que você veja em torno de 8 caracteres.

Paralelamente a isso, ocorre o processo de cognição no seu cérebro que atrela o que você está lendo ao conhecimento anterior, dando sentido aquilo, demorando mais entre 300 e 500 milésimos, sempre que você termina um grupo de ideias.

Leitores experientes fazem regressões, ou sejam, releem o que já leram, por 15% do tempo de leitura. A maior diferença entre leitores rápidos e lentos é que o grupo de leitores lentos passa mais tempo em suas fixações, sacadas são mais curtas e fazem mais regressões.

VELOCIDADE DE LEITURA

Se você não tem o costume de ler, sua velocidade deve estar em torno de 110 – 200 palavras por minuto.

Por outro lado, em média, estudantes universitários leem entre 200 – 400ppm com a prática e algumas técnicas de leitura dinâmica.

Para calcular sua velocidade, é um processo de 4 passos.

1) Pegue um livro que você esteja lendo e calcule a quantidade média de palavras por linha

2) Programe um timer de 60 segundos.

3) Acione-o e veja quantas linhas você consegue ler

4) Multiplique a quantidade média de palavras pelo número de linhas e voilá você tem seu número de palavras por minuto.

Atente que essa velocidade variará de acordo com o tipo de texto que você está lendo. Se for um livro muito complexo, é natural que sua velocidade caia.

CAMPO VISUAL 

Para fins didáticos, entendamos o campo visual como composto de suas regiões; a região fóvea e a visão periférica.

A região fóvea envolve o campo que é mais focado e claro. Você consegue enxergar perfeitamente o foco com detalhes.

A região da visão periférica, por sua vez, é um pouco embaçada, mas você ainda consegue distinguir algumas coisas.

Para entender sua visão periférica, vamos fazer um exercício aqui juntos.

Coloque seus dedos indicadores a cerca de 15cm do nariz e vá distanciando até não conseguir ver a pontinha dos seus dedos. Essa é sua visão periférica horizontal.

Agora na vertical. Essa é a sua visão periférica vertical.

Com esse conceito em mãos, vamos as quatro técnicas de leitura dinâmica para você aumentar sua velocidade de leitura e aprimorar seus estudos e leituras.

Ideia 1) Siga em frente

Um dos principais problemas para você acelerar sua leitura é a regressão visual

A cada duas pedaladas para frente, uma para trás. Você deve se concentrar em ir para frente no texto e diminuir o hábito de retornar e ficar voltando no texto.

Para melhorar diminuir o hábito de regressão visual, você pode usar seu dedo ou uma caneta para se forçar a ler mais rápido e ir para frente. No começo pode ser difícil, porque você pode ter o hábito de ficar voltando o texto

À medida que você for se forçando a esse novo hábito, você vai formatar seu cérebro para que ele entenda logo.

Ideia 2) Diminuir a subvocalização

Subvocalização é o ato de vocalizar as palavras que você está lendo.

Estudos mostram que quando você está subvocalizando suas cordas vocais estão de fato contraindo de forma que sua velocidade de leitura é barrada em torno de 100-150 ppm.

O problema é que este é um hábito muito difícil de se mudar, porque foi como aprendemos a ler – lendo as palavras em voz alta.

Eu sei LER.

Para diminuir a subvocalização e aumentar sua velocidade de leitura, você pode fazer o seguinte:

Concentre-se em palavras de conteúdo. Um texto é formado basicamente por dois tipos de palavras: palavras de conteúdo e palavras de ligação. Palavras de conteúdo seriam aquelas que dão de fato sentido ao texto e palavras de ligação são aquelas que unem as palavras, tais como artigos e preposições. Concentre-se nas palavras de conteúdo.

3) Aumentar o número de palavras de fixação

Como vomos, uma fixação permite que você foque por volta de 8 caracteres.

Para você aumentar o número de palavras em cada fixação, você pode se forçar a tentar enxergar mais palavras usando sua visão periférica.

Para demonstrar isso, vamos ver a seguinte figura. Está em inglês, mas servirá para você entender o conceito.

Veja esse exemplo, a palavra “fox” é sua fixação na frase. Se você se esforçar e se concentrar, você poderá também ver as palavras ao lado.

Com a prática, você pode aumentar o número de palavras que você consegue enxergar a cada fixação, diminuindo o número de sacadas que você dá e aumentando sua velocidade de leitura.

4) Diminuir a quantidade de sacadas por linha

Não comece pelo começo nem termine pelo fim. Essa é uma das melhores técnicas de leitura existente.

Trace duas linhas verticais laterais ao texto, passando pelas segundas e penúltimas palavras. Concentre-se em ficar dentro destas colunas. Com o tempo, você vai se acostumar a começar pela segunda e terminar na penúltima sem o uso das barras. Você pode progredir também e tentar começar da terceira e terminar na antepenúltima. A ideia é você otimizar sua fixação, usando sua visão periférica.

Leia mais

Ler e fazer leitura dinâmica é uma habilidade como qualquer outra. Você não vai ficar bom em correr se você ficar pensando a respeito. Você tem que de fato correr para ir melhorando aos poucos seu condicionando físico. Da mesma forma, é a leitura. Quanto mais você ler, melhor você ficará nisso.

Quanto mais familiar você ficar com estilos mais complexos, especialmente vários tipos de textos e linguagem, mais fácil será conduzir a elegante coreografia que é ler.

Se você seguir estas dicas, poderá até quadruplicar sua velocidade de leitura, dependendo do seu nível atual.

Quanto mais você ler, mais conhecimento terá e melhor será seu nível de compreensão sobre a sociedade, da sua vida e de como as coisas funcionam.

Abraço e até mais!

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário