Aula Como se Concentrar Profundamente na Leitura e no Trabalho
Nesta aula, a qual está postada no meu canal no Youtube (/Aleno Oliveira), no qual já te convido para se inscrever, veremos:
- Por que devemos focar?
- 3 técnicas para ter foco total na leitura, trabalho e estudos.
Ao final, você poderá ir para o próximo passo.
Sua falta de foco é uma das principais razões por que você desperdiça tanto tempo e acaba não fazendo que deveria.
Foco é uma habilidade como qualquer outra que pode ser aprendida e treinada.
Tal como um músculo do corpo (chamo, carinhosamente, de concetríceps), nossa atenção pode ser fortificada através da prática. Aqui vale a lei do uso e desuso. Se não usada, vai enfraquecer a cada dia.
Vamos às técnicas de como se concentrar mais.
Acabe a multitarefas
Todo dia, acordamos com nossa energia mental renovada, se você tiver tido uma boa noite e sono e estiver se alimentando e praticando exercícios regularmente.
Ao longo do dia, vamos gastando-a.
À medida que o dia decorre e vamos checando nossas mídias sociais dezenas de vezes, cedemos a todas as notificações que o telefone e o e-mail emitem e mudando constantemente nossa atenção, nossa mente sofre e perde energia.
Muita gente se orgulha em dizer que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo. A Ciência contesta a eficácia desse fato.
Pare com isso.
Uma – coisa – de – cada – vez.
Toda vez que você muda sua atenção de um assunto para outro, você sofre uma penalidade por substituição cognitiva (tradução livre: cognitive switching penalty). O seu cérebro vai gastar tempo e energia “resetando o sistema” e recarregando as informações do novo contexto de informações que você deseja acessar.
Neurologicamente, fazer duas tarefas ao mesmo tempo é impossível. Duvida?
Pense no que você comeu ontem no almoço.
Agora pense em uma recordação da infância.
Agora pense nas duas coisas ao mesmo tempo sem mesclar as imagens, ou seja, independentemente.
Acredita agora?
Ser produtivo fazendo multitarefas é um mito, por isso reduza o máximo possível ese mau hábito.
Elimine Distrações
As distrações externas envolveriam barulhos externos, TV, pessoas, coisas passando por seu campo visual e qualquer outra coisa que disperse sua atenção. As internas envolveriam enfermidades, fome, fadiga, ansiedade, preocupações – tudo que tire sua paz de espírito.
Quando quiser se concentrar e aprender, isole-se do mundo – literalmente. Enfrente o tédio e se force a cumprir com suas sessões de estudo.
Distrações serão responsáveis por você constantemente perder sua atenção e ter de “resetar o sistema”, perdendo energia.
Por isso, sugiro que você desligue todas as notificações do seu telefone e e-mail. Você não precisa ser perturbado a cada minuto que uma notificação chegar. Aos poucos, cria-se um ciclo vicioso de quebra de atenção e recompensa com graves consequências no médio-longo prazo, principalmente para crianças e adolescentes.
Assim, trabalhe/leia/estude em BLOCOS DE TEMPO: 10-15-30-60-120 minutos.
Você vai desenvolver o hábito de ler, estudar e trabalhar DENTRO desses blocos. Compre um relógio de mesa, desligue o smartphone e comece a se treinar.
Tenha uma folha de distrações
Sempre que estamos tentando nos concentrar em determinada tarefa, é normal que surjam diversos pensamentos e pendências a resolver que, de repente, tornaram-se urgentes. Isso nos atrapalha muito e, por vezes, cedemos à tentação de resolver a “nova urgência”.
Para quebrar esse mau hábito, e você conseguir cumprir seu bloco de tempo, sugiro ter uma folha de distrações ao seu lado. É simplesmente um pedaço de papel no qual você depositará suas pendências. Você verá que sua mente vai se liberar como num passe de mágica, e você consegue retornar ao que estava fazendo.
Essas técnicas vão lhe ajudar MUITO!
Após assistir à aula, você pode dar o próximo passo!