Aula Compreensão e Interpretação de Textos
Como Extrair o MÁXIMO de suas leituras!
Nesta aula, a qual está postada no meu canal no Youtube (/Aleno Oliveira), no qual já te convido para se inscrever, vamos aprender como fazer a Leitura Ativa de livros e a Interpretação de Textos, bem como extrair o máximo de uma leitura, as quais serão habilidades importantíssimas que você desenvolverá como um Autodidata Aprendedor!
Isso vai te ajudar MUITO.
Preparado?
Leitura Passiva
Primeiro, vamos definir leitura passiva, que é como a maioria das pessoas lê. A leitura passiva consiste naquela que você faz totalmente desinteressado e desengajado com o texto, como se você estivesse sendo obrigado a ler um livro sobre gramática egípcia, desviando o olhar, sem questionar o que está sendo dito, simplesmente “olhando” o que está no papel. Intepretar um texto assim fica muito difícil, pois não há interação entre leitor e palavras.
Leitura Ativa
Por outro lado, a leitura ativa (e, por conseguinte, ter este mindset) é aquela em que você desafia o autor; questiona o texto; correlaciona com outros conhecimentos; cria imagens mentais; exemplifica situações que poderia usar aquela ideia; desenvolve perguntas; faz anotações; discorda ou concorda radical ou parcialmente com o autor.
Não simplesmente entenda que as sílabas estão juntas e formam palavras na língua portuguesa. Dê vida ao texto e transforme-o em algo novo, algo seu. Pergunte-se reiteradamente como pode aplicar aquele conteúdo na sua vida e em quais situações poderia aplicá-lo. Execute o conhecimento. Não se satisfaça com a simples absorção de informações. Torne-as parte de você.
Converse com o autor. Tente alcançar sua compreensão e o que ele, de fato, quis dizer com aquilo. Isso facilitará muito sua interpretação textual e compreensão do conteúdo.
Técnicas de Leitura Ativa
A seguir, algumas estratégias para leitura ativa. Pratique cada uma em uma sessão de leitura separada. Você verá os efeitos – drásticos – na sua compreensão e qualidade de leitura ao aplicá-las:
i) Faça uma pré-leitura do texto que lerá: faça uma leitura superficial do texto, buscando compreender seus elementos principais através dos títulos, subtítulos, tópicos destacados, termos negritados; preste atenção aos gráficos, planilhas e diagramas; leia a conclusão.
ii) Defina um objetivo / propósito para sua leitura. Antes de iniciar um texto, molde sua mente para procurar determinadas informações. Pergunte-se: “O que quero extrair desse texto?”. Com um objetivo em mente, as informações “saltarão” das páginas. Por isso, uma boa técnica para estudar para provas é estudar questões primeiro, visto que você saberá que perguntas sua leitura deverá responder.
iii) Defina o tempo da sessão da sua leitura; você pode utilizar a técnica do pomodoro para suas sessões, ou seja, dividir suas sessões de leitura em períodos de 25min de leitura com 5 min de descanso (claro que você pode ter sessões de leitura sem tempo definido);
iv) Faça anotações, grife, numere, escreva com suas palavras, risque o livro – torne o livro seu, como destacado mais acima como um dos elementos da leitura inteligente;
Faça pequenas pausas de 5 minutos cronometrados, caso esteja entediado, com fome ou precise de uma pausa.
Aos poucos, implementando essas técnicas, você verá um aumento significativo de sua compreensão e assimilação do conteúdo lido.
Interpretar textos se tornará bem mais fácil!
Lembre-se de que ler é uma habilidade e, como qualquer outras, exige prática e melhoria contínua.
Aprenda algo todo dia,
Do amigo Aleno Oliveira
Após assistir à aula, você pode dar o próximo passo!