10 Benefícios da Leitura para o Cérebro

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe com uma pessoa agora e ajude-a com uma boa ideia!

Neste artigo, nós veremos alguns dos muitos benefícios da leitura para o cérebro, sua mente e sua vida. 

10 razões pelas quais você deve começar a ler e todas as consequências positivas que esse hábito gera.

Veremos aqui algumas ideias que vão te estimular a ler mais e que vão te dar outra visão da leitura. Vamos aos benefícios da leitura!

1) Livros são formas de você aplicar conhecimento na sua vida.

Essa é a primeira grande e principal ideia que eu gostaria que você entendesse sobre os benefícios da leitura para o seu cérebro, além de ser um dos grandes objetivos desse blog.

A intenção aqui é que você comece a colecionar ideias e aplicá-las, como se você complementasse a sua educação formal, indo além dos currículos. 

Procure nos livros novos conhecimentos que vão te ajudar a encarar a vida, seja qual for a área!

A partir do momento que você lê com a intenção de aplicar e melhorar algum aspecto, a sua captação de informações muda completamente. 

É o que chamamos de priming no inglês, que seria algo como formatação da mente, conceito muito bem explorado no livro Manual do CEO, de Josh Kaufman. 

A partir do momento que você se voltar deliberadamente a aplicar o que você aprender nos livros na sua vida, você vai ver resultados concretos de suas ações.

2) Neuroplasticidade: seu cérebro se desenvolve com a prática

Foi realizado um estudo com os motoristas de Londres em que eles foram analisados por ressonância antes e depois de provas para se tornarem taxistas. Eles tinham que memorizar milhares de ruas e vielas para conseguir a habilitação.

Ao final desses exames, foi constatado que o hipocampo dos motoristas estava mais dilatado, ou seja, eles melhoraram a memória treinando para o teste.

A conclusão é que quanto mais você aprende, mais fácil será aprender coisas novas.

É como se fosse uma teia de conhecimento. Você vai entrelaçando cada coisa que aprende e os efeitos vão se tornando exponenciais.

Contudo, fique atento(a), pois caso você não treine esse músculo continuamente, com o tempo ele vai atrofiando.

3) Mais criatividade

Sim! Você também terá mais estímulos mentais para ter novas ideias.

Muitas vezes, ao ler um livro, começamos a viajar, a pensar sobre outras coisas relacionadas, a associar com o conhecimento de outros livros.

A partir disso, você pode ter uma ideia de um novo negócio, de uma viagem, de como melhorar seu relacionamento, enfim, aumentará o seu acervo de conhecimento que, ao serem combinados…eureka!

Quando você começa a entrar em contato com esses livros (até mesmo uma história de ficção), é esperado que você comece a fazer filmes mentais, a ter novas ideias, tornando-se, então, uma pessoa mais criativa.

4) Você sempre bem acompanhado(a)

Eu, por exemplo, nunca me sinto sozinho ou entediado, mesmo tendo que esperar 2 horas num consultório médico ou 8 horas em uma viagem.

Seja com livros físicos ou digitais (através do Kindle Unlimited), estou sempre com meus amigos a centímetros de distância.

Como parafrasenado Sêneca em seu incrível livro Sobre a Brevidade da Vida, felizes são aqueles que têm os livros como boas companhias. Aproveitarão muito a sua velhice, pois terão bons amigos, nunca se sentindo sós e poderão contar sempre com a ajuda deles.

5) Desestresse-se

Algumas vezes ficamos muito estressados e com muitas coisas para fazer. Isso é algo natural nos dias de hoje.

Porém, mais um dos benefícios da leitura para o seu cérebro e para sua saúde é que um simples livro pode te ajudar a sair desse estado.

Ao começar a ler, você dissipa aquela onda de ansiedade, pensamentos negativos e problemas e pode aprender alguma coisa nova que te interessa. Assim, você muda o foco de algo estressante para algo interessante.

6) Mais estímulo para agir

Você pode ter a leitura como uma fonte de inspiração para a ação. 

Ao ler livros que podem ser aplicados na sua vida, pode tentar aplicar imediatamente aquela ideia que gostou.

Eles podem servir mais diretamente como uma catapulta para a ação.

Você pode se estimular a viajar para determinado lugar depois de ler uma história, ou, quem sabe, querer conhecer pessoas de uma determinada cultura depois de ler um livro sobre a mesma.

Juntando esse passo com o primeiro, ou seja, usar os livros como um instrumento de autoeducação e como um estímulo para ação, você pode conseguir efeitos incríveis na sua vida.

Um livro já me levou para outros países, já me fez aprender outros idiomas, já me fez começar um negócio, mudar de carreira, ganhar e economizar dinheiro…enfim, os exemplos são infinitos!

7) Aumentar sua concentração

Assim como a memória, a concentração também pode ser constantemente treinada e melhorada.

Esse está entre um dos mais diretos benefícios da leitura para o cérebro.

À medida que você estabelece seus blocos de tempo de leitura, lendo 10, 15 ou 20 minutos, você estará melhorando o seu músculo da concentração (ou “concentríceps”, como eu gosto de chamar).

E quanto mais blocos de tempo de leitura você tiver, mais concentração você terá no seu trabalho, nos estudos e até na conversa com outras pessoas.

8) Ganhar mais DINHEIRO!

Esse você vai gostar! Pois é, quem disse que não dava para ganhar dinheiro lendo?

Por exemplo, ao ler “Pai Rico, Pai Pobre”, você pode começar a investir, mudar sua forma de ver a sua relação com o trabalho, seu consumismo, querer aprender a investir.

Tenho um amigo, por exemplo, que hoje é milionário por causa desse livro. Há 10 anos, quando ele leu, virou uma chave em sua mente, descobriu que estava consumindo demais e decidiu começar a investir.

Ele refez a sua autoimagem, mudou seus atos financeiros e hoje é um milionário.

Logo, não subestime o potencial que um livro tem de te fazer ganhar dinheiro! 

9) Autoconhecimento

Mais um benefício da leitura que normalmente fica fora do radar da maioria.

Se você lê filosofia ou se enxerga em algum personagem em uma história de ficção, pode descobrir mais sobre você mesmo.

Como diz Sun Tzu: 

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”.

Lógico que ajudas externas são muito bem-vindas, mas isso vai te permitir enxergar melhor o mundo.

Ao conseguir se autoanalisar, ser seu próprio professor e seu próprio mentor, você terá muitos benefícios no longo prazo. 

10) Melhorar sua comunicação

Afinal, você terá mais assuntos para conversar e não ficará preso somente às fofocas do mundo. 

Você terá conteúdo, saberá, por exemplo, ajudar outras pessoas com aquele conhecimento que você adquiriu lendo.

Logo, à medida que você for avançando na leitura, melhorando a sua mente e praticando a sua oratória, a sua comunicação vai melhorar.

Concluindo

O aprendizado, assim como a leitura em geral, não precisa ser algo onde você vai passar 4 horas por dia fazendo (até talvez…se for o seu caso).

Mas comece pequeno… pode ser até mesmo com 2 minutinhos por dia.

Isso já vai iniciar o treino dos seus músculos relacionados à leitura e ao aprendizado e você já poderá começar a colher todos os benefícios que a leitura pode trazer!

Você pode também aceitar o meu desafio de ler 2 páginas por dia ao longo de 66 dias. Isso serve para instalar na sua mente o hábito da leitura.

Vou deixar aqui um link para você baixar o calendário e começar hoje mesmo!!

Tire um tempo para cuidar da sua mente também! Os benefícios virão ao longo do tempo. Sua cabeça vai começar a borbulhar de ideias!

Deixe um comentário aí abaixo sobre qual dessas ideias você mais gostou!

Para melhorar ainda mais!

Se você quiser ler de forma inteligente, temos o minicurso gratuito Leitura Inteligente. 5 aulas sobre leitura e educação que vão te ensinar muito.

Você pode também adquirir o Ebook Leitura Inteligente 2.0: Como ler com técnicas de leitura e aprendizado, onde você vai aprender:

  • os princípios da leitura inteligente;
  • a fazer a pré-leitura de livros;
  • a ler mais rapidamente;
  • a memorizar melhor;
  • se concentrar melhor;
  • mais de 20 exercícios para te ajudar a melhorar a sua leitura definitivamente e tirar o máximo dos livros. 

Você também pode fazer o Desafio Leitura Inteligente, no qual você vai passar 21 dias comigo dentro de um grupo no celular onde eu vou te passar missões de aprendizado e leitura diariamente.

Já o Curso autodidatas é um curso completo de autoeducação. Nós vamos falar sobre todas as suas competências e eu vou te disponibilizar várias armas para você encarar a leitura. Você pode fazer sua pré-matrícula aqui.

Nesses Cursos e Ebooks eu reuni técnicas que já ajudaram centenas de pessoas. Espero que gostem! =]

Aprenda algo todo dia,

Do amigo Aleno

Você também vai gostar de ler um destes Artigos: