Negociação
Todos os dias da sua vida, você vai negociar alguma coisa, seja nas suas relações pessoais ou profissionais. Preste atenção e veja que essa afirmativa é verdade. Negociar está na alma do ser humano e faz parte do nosso dia a dia. Por este motivo, desenvolver esta habilidade é essencial para você.
Abaixo segue minha lista recomendada de livros sobre este assunto:
- As armas da persuasão – Robert Cialdini
- Pré-suasão. A Influência Começa Antes Mesmo da Primeira Palavra – Robert B. Cialdini e Ivo Korytowski
- Negocie para vencer – William Ury
- Como chegar ao sim: como negociar acordos sem fazer concessões – Roger Fisher e William Ury
- Bargaining for advantage- G. Richard Shell
- Getting more: how you can negotiate to succeed in work and life – Stuart Diamond
Esse é o must read de quem faz markerting e trabalha com vendas. Cialdini reuniu os 6 mais fortes gatilhos da persuasão. À medida que você vai lendo o livro, vai percebendo o quanto as armas da persuasão estão presentes no nosso dia a dia, sendo elas: compromisso, escassez, reciprocidade, autoridade, prova social e carisma.
A atenção das pessoas é o bem mais precioso do século XXI. Influencie a decisão das pessoas ao direcionar sua atenção para o que você quer em vez de tentar mudar como elas pensam. A mudança de foco da nossa atenção influeciará a maneira como vemos as situações (priming), as âncoras que usamos e o modo que vemos as situações. A influência deve ser iniciada, portanto, antes de qualquer mensagem ser enviada.
Neste livro, Ury nos apresenta cinco ideias do que ele se refere da Negociação Breakthrough, que pode ser efetiva quando lidamos com negociadores não-cooperativos, difíceis e intransigentes. A proposta de Ury é que você converta esses negociadores difíceis em parceiros para que o problema se torne uma joint-venture em busca de uma solução.
A atenção das pessoas é o bem mais precioso do século XXI. Influencie a decisão das pessoas ao direcionar sua atenção para o que você quer em vez de tentar mudar como elas pensam. A mudança de foco da nossa atenção influeciará a maneira como vemos as situações (priming), as âncoras que usamos e o modo que vemos as situações. A influência deve ser iniciada, portanto, antes de qualquer mensagem ser enviada.
Um dos melhores livros que já li sobre negociação, tendo sido inclusive o livro base para o módulo de negociação do meu mestrado na Alemanha. O autor discorre de maneira bem didática a respeito dos perfis de negociadores e estratégias concretas que você pode levar para negociações de que participar – somente em inglês.
Outro excelente livro de negociação escrito por Stuart Diamond, professor de negociação da Wharton School e jornalista do New York Times ganhador do prêmio Pulitzer, no qual nos ensina que devemos abraçar as diferenças entre as pessoas. Diferenças não devem ser evitadas ou ignoradas. Pelo contrário, elas nos levam a mais percepções, ideias e opções – desde que você valorize aqueles que são diferentes.