Aula 3 – Livros não são troféus | Como ter Compreensão Máxima na Leitura
Todas as aulas se encontram liberadas.
(deixe seu comentário abaixo)
Amigo Autodidata,
Nesta aula, veremos porque você não deve tratar livros como troféus e uma técnica para compreender muito mais dos seus textos!
Livros não são troféus
Você reler seus livros? Você sente ansiedade para terminá-los?
Um livro geralmente é fruto de anos de trabalho de seu autor, o qual dedicou centenas e centenas de horas para escrevê-lo e compilar as melhroes ideias para nós.
E o que ocorre muitas vezes?
Lemos uma vez e o deixamos de lado para a eternidade. Pode-se até falar que temos a presunção de achar que podemos aprender anos de estudos em poucas horas.
Ou ficamos na ânsia de terminá-lo, como se estivéssemos em um campeonato de leitura de livros para poder dizer “Já li livro tal“.
Gostaria que você virasse uma chave aí na sua mente:
Livros são como amigos; não troféus.
Alguém que sempre estará lá para ajudar.
Lógico que haverá alguns que você quererá apenas como colega; outros como um amigo; e outros, apenas como um mero conhecido que você viu uma vez.
O que você quer, na verdade, é colecionar os diamantes do conhecimento que encontrar e executar o conhecimento, adquirindo novas habilidades e praticando o que for aprendendo.
Em um livro, haverá centenas de ideias. Algumas serão úteis agora; outras não; outras daqui a 10 anos.
Por isso, que você deve tratar livros como amigos que você levará por todo a vida.
Nem por isso também não deixe de ler MUITOS livros.
A ideia é que você sempre tenha um tempo para revisitar os antigos!
Veja-os como instrumentos de consulta, os quais poderá consultar sempre que precisar.
Leitura Ativa
Para entender o texto de primeira e elevar – muito – sua compreensão, recomendo que faça a leitura ativa dos seus textos.
Esse é um dos princípios da Leitura Inteligente que vemos no Curso Leitura Inteligente para Autodidatas
Vamos reviver uma cena do seu passado.
Lembre daquela vez que você passou o dia inteiro lendo e relendo umas poucas páginas sem entender muita coisa do que estava no texto com um olhar um tanto perdido em meios às letras e as horas que se passavam sem que tivesse avançado ou entendido muito.
Essa cena é típica da leitura passiva, e você estará desperdiçando muito, muito tempo se continuar a ler desta forma.
Para ler ativamente, você deve se engajar com o texto, concentrar-se no material que está à sua mão, tirar suas próprias conclusões, conectar com conhecimentos anteriores e tentar seguir a linha de raciocínio do autor.
(Você está acompanhando minha linha de raciocínio? Acene a cabeça em sinal afirmativo).
Aposto que você acenou.
A seguir, algumas estratégias para leitura ativa.
Pratique cada uma em uma sessão de leitura separada. Você verá os efeitos – drásticos – na sua compreensão e qualidade de leitura ao aplicá-las:
i) Faça uma pré-leitura do texto que lerá: faça uma leitura dinâmica do texto, buscando compreender seus elementos principais através dos títulos, subtítulos, tópicos destacados, termos negritados; preste atenção aos gráficos, planilhas e diagramas;
ii) Defina um objetivo para sua leitura. “Qual minh intenção e propósito ao ler este texto?”. Isso fará com que sua mente busque as respostas para suas perguntas.
iii) Defina o tempo da sessão da sua leitura. Você pode utilizar a técnica do pomodoro para suas sessões, ou seja, dividir suas sessões de leitura em períodos de 25min de leitura com 5 min de descanso (claro que você pode ter sessões de leitura sem tempo definido);
iv) Faça anotações, grife, numere, escreva com suas palavras, risque o livro – torne o livro seu, como destacado mais acima como um dos elementos da leitura inteligente;
Revisão Ativa
Ao final da sua sessão de leitura, você vai revisar ativamente o que você leu.
Feche o material e tente expressar oralmente ou escrevendo o que você entendeu. Esse esforço cognitivo será primordial para fortalecer as conexões cerebrais para essa nova matéria e mostrar quais pontos merecem melhor revisão.
Amanhã veremos como você pode lembrar do que ler com técnicas avançadíssimas de memorização.
Aprenda algo todo dia,
Aleno Oliveira
Quer que um amigo te agradeça? Envia estas aulas para ele, compartilhando agora!
Aulas do Minicurso Leitura Inteligente para Autodidatas
Sumário das Aulas Gratuitas
Aula de Introdução ao Minicurso Leitura Inteligente para Autodidatas
Aula 1 – A importância de se tornar Autodidata
Aula 2 – Habilidades do Futuro | Como ter Concentração Profunda
Aula 3 – Livros não são troféus | Como ter Compreensão Máxima na Leitura
Aula 4.1 – Um exército de Doutores Desempregados
Aula 4.2 – Como Lembrar do que você Leu
Aula 4.3 – Exponencializando seu Aprendizado: Anotações em Livros
Sumário das Aulas Gratuitas
Aula de Introdução ao Minicurso Leitura Inteligente para Autodidatas
Aula 1 – A importância de se tornar Autodidata
Aula 2 – Habilidades do Futuro | Como ter Concentração Profunda
Aula 3 – Livros não são troféus | Como ter Compreensão Máxima na Leitura
Aula 4.1 – Um exército de Doutores Desempregados
Aula 4.2 – Como Lembrar do que você Leu
Aula 4.3 – Exponencializando seu Aprendizado: Anotações em Livros
Torne-se um Autodidata e Aprender a Aprender de Forma Inteligente
Conheça o Curso Autodidatas
“Foi um dos melhores investimentos que fiz na minha vida! Eu lia bastante, mas não absorvia. No curso, aprendi a ter a mentalidade de um autodidata, de abundância, de crescimento”.