Aula 1 - Autoeducação | Anos desperdiçados | Uma nova mentalidade para ler Livros

Todas as aulas se encontram liberadas.

(deixe seu comentário abaixo)

Amigo Autodidata,

Nesta aula, vemos a mentalidade mais importante que na hora de ler livros e se autoeducar.

Segundo a pirâmide do aprendizado, só somente lembramos de 10% do que nós lemos.

Conhecimento é poder dizem.

Essa é uma grande falácia

Conhecimento sem ação é inútil.

De nada adianta você saber o conteúdo de 10.000 livros se você não usar essas ideias para melhorar sua vida.

Conhecimento aplicado é poder.

Mero conhecimento é tão somente poder “potencial”. Não existe no mundo concreto. Não há resultados.

Imagine que o conhecimento são balas, e a ação é uma arma. Se você não atirar, a energia das balas nunca poderá se espalhar e permanecerá para sempre como energia potencial. 

Você precisa experimentar o conhecimento para que ele realmente se solidifique na sua mente.

Crie o hábito de agir, de atirar incessantemente as balas de conhecimento que você colhe nos livros para ver os resultados no mundo real. 

Você tem que ser como o Rambo com uma machine gun (aquela arma que disparam centenas de balas por minuto) quando estiver absorvendo e executando conhecimento.

Sei que isso ficou um pouco cômico sendo escrito, principalmente se você imaginar o Silvester Stalone atirando em uma das cenas de seus filmes que, com certeza, você assistiu.

Mantenha essa imagem na sua mente. Seja que nem ele.

Duas pessoas podem ler os mesmos textos, os mesmos livros, assistir às mesmas aulas, e, mesmo assim, terem resultados completamente diferentes. 

Aquela que tiver a mentalidade da ação terá, muito provavelmente, maiores resultados.

Toda a sua leitura não passará de entretenimento se você não mudar suas ações, mindsets (formas de pensar), comportamentos e hábitos. 

Conhecimento só é poder quando tem efeitos na sua vida e, para isso, você deve aplicá-lo, testá-lo e adaptá-lo.

Transforme suas novas ideias em novos hábitos. Torne-se seu próprio professor, treinador e gerente e entre em um programa de autoeducação.

Leia livros, absorva ideias e as torne parte da sua persona.

Um a um, seus hábitos sociais, financeiros, psicológicos, comportamentais e emocionais podem ser modificados, bastando que você assim o queira.

Por isso, um dos princípios da leitura inteligente é reler seus melhores livros de novo, de novo e de novo; e ter o mindset da leitura ativa. 

Um parágrafo de uma grande ideia pode mudar sua vida de 1 a 360º. O intuito é que você esteja constantemente fazendo esses ajustes.

Vez por outra você dará um giro tão grande e tão rápido que nem saberá como foi parar ali. Knowlegde and Action Power!

Como disse Sêneca, em Sobre a Brevidade da Vida, faça amizade com os grandes gênios da humanidade. Não tenha uma pilha de livros que sirva apenas para embelezamento da sua casa ou tão somente para se gabar de que tem muitos livros, como vimos anteriormente. 

Segundo o sábio, é melhor que você se dedique profundamente a poucos autores do que se perder no fardo de muitos.

Quando você estiver lendo (ou assistindo a algo), pergunte-se incessantemente:

Como eu aplico isso na da minha vida? 

Como isso se relaciona com o que já sei? 

Quais erros do passado cometi porque não sabia disso? 

Como vou me comportar diferente agora que sei disso?

Uma nova ideia que viu hoje significará algo totalmente diferente para você amanhã. Muitas vezes, é preciso ter contato com uma ideia diversas vezes até que finalmente a compreendamos. Talvez é possível que você sequer esteja preparado para aquela nova ideia.

Não sejamos, portanto, presunçosos de achar que iremos aprender algo testando uma nova habilidade somente uma vez. 

Você deve testar, retestar, fazer diferente, treinar os detalhes, pedir para alguém com mais experiência lhe ensinar, observar as outras pessoas fazendo, analisar os seus resultados e rever suas anotações.  O caminho do aprendizado não é uma linha reta.

Aqui reitero a grande crítica ao ensino tradicional de nossas escolas e universidades. Estudar para decorar fatos não é educação – é mera “decoreba”. 

Se você não agir e ver a praticidade do conhecimento que está absorvendo, ele simplesmente cairá na vala do esquecimento. 

Será inútil, tempo perdido, energia mental desperdiçada.

Se professores, alunos e você não trazerem aquele conhecimento para a vida real, será uma grande perda de tempo para a sociedade como um todo. 

São literalmente dezenas e dezenas de milhões de horas de energia humana jogadas no lixo – tempo que este poderia ser utilizado para construir uma melhor sociedade e melhores pessoas.

Como Napoleon Hill colocou em Quem pensa enriquece, um homem educado não é aquele que tem em abundância conhecimento geral ou especializado, mas aquele que tem as habilidades mentais necessárias para conquistar aquilo que ele deseja.

Conhecimento não trará abundância para sua vida, seja na área financeira, social, ou qualquer outra esfera, caso não seja organizado em um plano de ação com um objetivo concreto no mundo real.

Temos de ler e nos educar para nos tornamos melhores seres humanos, melhores cidadãos, melhores indivíduos; não para passar numa prova que não releva o real potencial de uma pessoa.

Não leia Pai Rico, Pai Pobre e somente fale para os seus amigos que leu um livro interessante sobre educação financeira: use seus princípios e mude seus hábitos financeiros.

Não leia Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas e continue com os mesmos hábitos sociais: comece a aplicar as técnicas do livro e aprenda a se comunicar melhor com outras pessoas.

Não leia Sal, Açúcar e Gordura, e continue comendo tudo que ver pela frente, prejudicando seu organismo e, literalmente, “matando-se”: aprenda a se alimentar e corte/reduza drasticamente comidas que lhe fazem mal.

Não leia por ler.

Leia para sabedoria.

LEIA PARA AÇÃO.

Não se orgulhe de repetir fatos e de saber calcular fórmulas complexas, de saber que x= (-b ± √Δ)/2a; que as briófitas são plantas sem vasos condutores; ou que a República foi proclamada em 1889 por um grupo de militares liderado Deodoro da Fonseca. 

Não se orgulhe de saber que o livro X fala sobre isso e aquilo.

Orgulhe-se de não ter caído num financiamento imobiliário que comprometeu seriamente suas finanças; de não comer junk food, porque você sabe os efeitos de seus ingredientes no seu organismo; e de entender um pouco melhor o contexto histórico do seu País.

Leia. Eduque-se. Torne-se um indivíduo ativo, consciente, crítico. Pense constantemente em como você pode melhorar sua vida a partir do conhecimento com que você está entrando em contato.

Mude e controle seus hábitos.

Adote princípios e valores.

Torne-se uma pessoa mais complexa a cada dia.

Faça amizades através dos livros com pessoas que tem mais experiência que você em suas áreas de expertise. Beba do poço da sabedoria. Aguce sua curiosidade. Desperte sua sede de conhecimento.

Adote comportamentos. 

Experimente técnicas e ideias. 

Espalhe-as. 

Torne-se uma pessoa que agrega valor para sua comunidade. 

Dê vida ao conhecimento e lembre-se da máxima de Sócrates: 

Só sei de que nada sei”. 

Quanto mais você aprende, maior deverá ser a sua humildade.

Não seja um mero “decorador”.

Seja um “aprendedor e executor”!

Exercício: pegue um livro da sua estante de alguma habilidade que você esteja aprendendo agora e escolha UMA IDEIA que você pode levar para sua vida real agora e execute-a. Veja o que é aprender algo que você retirou dos livros e os resultados que isso trará. Incorpore no seu dia a dia.

Aprenda algo todo dia,
Aleno Oliveira

Quer que um amigo te agradeça? Envia estas aulas para ele, compartilhando agora!

Facebook
WhatsApp
Telegram

Aulas do Minicurso Leitura Inteligente para Autodidatas

Sumário das Aulas Gratuitas

Deixe seu comentário sobre a Aula aqui!