Eu quero que você me diga aqui sinceramente agora o quão focado você é. Focado no sentido de sentar na cadeira e fazer o que você tem o que fazer sem ficar rodando e se distraindo com milhões de coisas de ter vezes que, quando você menos percebe, o dia acabou e você não fez NADA do que tinha para fazer.

Sua falta de foco é uma das principais razões porque você desperdiça tanto tempo e acaba não fazendo o que deveria. No artigo de hoje, eu vou te dar 3 dicas para você aplicar imediatamente na sua vida para que você comece a melhorar essa sua habilidade, então aperta o cinto e vamos nessa.

Foco como qualquer outra coisa que a gente já viu aqui é uma HABILIDADE que ninguém nunca nos ensinou.

Nossa atenção é como um músculo e ela pode ser fortificada.

Se você não se inscreveu no canal ainda, aperta logo esse botão vermelho aí vai! Vai perder mais vídeos como esse?

Por que você acha que os asiáticos são mais produtivos que nós? Eles ensinam às suas crianças a habilidade de focar e nós também podemos aprender como fazer isso.

Olha esses dados desse estudo que foi feito entre 12 países, incluindo Brasil, Alemanha e Coréia do Sul, em que nós ficamos em último lugar: a produtividade do brasileiro é baixíssima.

E a capacidade de focar é uma das razões para isso.

Mas por que devemos focar? Porque não podemos ir clicando no que aparecer na nossa frente?

Olha, clica aqui, clica aqui, olha que legal!, Isso aqui também é legal. Aqui também.

E quando você menos percebe está olhando fotos de gatinhos sem ter a MENOR IDEIA DO PORQUE DIABOS VOCÊ ESTÁ VENDO AQUILO NEM COMO CHEGOU ALI.

Diga para mim se você já não se sentiu assim. É quase como se você estivesse num cassino, cheio de coisas para você, ver, ouvir.

Mas isso vai levar o seu cérebro à fadiga pela troca constante de tarefas, e vai dificultar se concentrar. É o que os cientistas chamam de penalidade por alternância cognitiva, como Josh Kaumann apontou no seu livro Manual do CEO:

Para agir, o seu cérebro precisa “carregar” o contexto do que você está fazendo na memória operacional. Se você alternar constantemente o foco da sua Atenção, estará forçando seu cérebro a gastar tempo e esforço carregando e recarregando contextos vez após vez. É por isso que é possível passar o dia inteiro envolvido na multitarefa, não realizar nada e se sentir exausto no fim do dia — você queimou toda a sua energia alternando contextos em vez de progredir.

Focar é nossa habilidade para concentrar nossa atenção em uma só tarefa e conseguir terminá-la em se deixar atrapalhar pelas milhares de distrações que aparecem no nosso dia a dia.

Então, vamos ver três dicas para você melhorar seu foco.

Superideia #1 – acabe as multitarefas

Tem gente que se orgulha disso. Iai, fazendo o que? Estou fazendo a,b e c. E no final do dia não terminou nada direito. A partir do que vimos sobre a penalidade de alternância cognitiva, nós devemos acabar com a multitarefas. Faça uma coisa de cada vez.

Se você tem que fazer um trabalho da faculdade ou uma tarefa específica do teu trabalho, faça só ele. Quer ler um livro? Bloqueie o tempo para fazer só aquilo.

Eu sei que você vai sentir uma vontade enorme de fazer outras coisas, mas você tem que assumir esse compromisso consigo mesmo: nos próximos 30 min eu vou fazer ISSO.

E assim você vai fortificando seu músculo atenção.

Superideia #2 – elimine distrações

Distrações vão ser as principais responsáveis por você não entrar no Estado de Flow, que o estado descrito pelo psicólogo norte-americano Mihaly Csikzentmihaly. Elimine-as.

E os principais vilões do nosso dia a dia são nossos celulares, nossos navegadores e e-mails.

Toda vida que você olha seu celular, você vai perder sua concentração.

Sempre que você começar a navegar a esmo pela internet, você vai perder sua concentração.

Sempre que aparecer uma mensagem dizendo que chegou um novo e-mail, você vai perder sua concentração.

Elimine essas distrações.

Pegue seu celular e desligue-os, deixe longe de você.

Se estiver com problemas com seu navegador, você pode usar um plugin chamado FocusFilter para bloquear o acesso a determinados sites.

E a principal dica: desligue todas as notificações possíveis e inimagináveis que houver do seu celular e e-mails. Você não precisa ser notificado sempre que uma mensagem chegar.

Ao invés disso, programe determinados períodos do seu dia para fazer essas coisas: como checar o celular só ou sua caixa de email de hora em hora.

Superideia #3 – folha de distrações

Vai ser natural que sua mente comece a divagar sobre a morte da bezerra. Que expressão é essa mesmo? Para você liberar sua mente, você pode ter uma folha em branco ao seu lado em que você vai anotando suas preocupações e tarefas ainda a fazer.

Isso vai liberar a preocupação da sua mente e permitir que você se concentre na tarefa que está na sua mão.

Como o poeta romano Horácio disse “Comande sua mente ou ela comandará você”.

Sumarizando essas Superideias para você:

  1. Acabe as multitarefas

  2. Elimine distrações

  3. Tenha uma folha de distrações

Então, gostaria que você começasse a implementar essas dicas aí e deixar abaixo um comentário de como foram seus resultados. Cara, vai revolucionar como você trabalha e estuda e VIVE.

Se você quiser meu ebook de leitura inteligente, basta fazer o download: http://alenooliveira.com.br/leitura-inteligente.

E se quiser meu primeiro livro sobre hábitos, te convido a ler “Hábitos Super-Humanos: um guia prático e rápido para mudar seus hábitos“.

Um abraço e até mais!

Se você quiser assistir a esse vídeo no Youtube:

Comentários

comentários

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário