Se você tem várias metas para o seu dia e, muitas vezes, termina seu dia se sentindo mal porque não fez o que tinha para fazer, talvez você queria ler a este post. Sua gestão pessoal de tempo vai ser essencial para sua vida pessoal e profissional!
Vou te dar duas dicas fodas para você gerenciar seu vem mais precioso: melhor seu tempo!!!!
No final também tem duas perguntas para você fixar melhor as ideias do artigo.
Por que gerenciar melhor seu tempo?
Bem, por que você deveria gerenciar melhor seu tempo?
Para falar sobre isso, vou ler aqui uma passagem do Sobre a brevidade da vida do Sêneca, um dos meus livros top5.
“Você está vivendo como se destinado a viver para sempre; sua mortalidade passa pela sua cabeça; e você não nota o quanto o tempo já passou, mas o desperdica como se tivesse um estoque ilimitado – embora todo instante todo dia devotado a algo ou alguém pode ser seu último.”
Profundo, não é? Eu leio esse livro direto. Recomendadíssimo.
Seja mão de vaca com seu tempo; ele é sua coisa mais preciosa e ele não voltará.
Uma das coisas que mais me indigna é quando desperdiço meu tempo….
Agora que nós temos o embasamento filosófico para do motivo por que devemos gerenciar nossos tempos, vamos as duas superideias
Superideia #1 – Comece com o mais importante
Essa dica eu tirei do livro “Como evitar preocupações e começar a viver” do Dale Carnegie, cuja resenha vou fazer em breve aqui também.
A maioria das pessoas começa o dia com as coisas mais fáceis. “Ah, vou começar aqui com isso e vou ticando da minha lista de tarefas.”
Eu lembro que quando eu trabalhava em escritório – também sou advogado – chegava no trabalho, veria as notiicias mais importantes do dia, organizaria meu dia, e tinha o hábito de sempre deixar as tarefas mais importantes para o final do dia. Cara, isso sempre me deixava no escritório ateeee altas horas.
Eu estava me concentrando nas tarefas menos importantes e frequentemente termina o dia com a sensacao que não venci.
A ideia é criar o hábito, sendo um hábito leva um teeeempo para ser instalado, é começar seu dia com o mais importante!
Pergunte-se constantemente se você não está inventando desculpas para fazer o mais importante.
Essa dica tambem é um dos “7 hábitos das pessoas altamente eficazes” do Stephen Covey – a resenha está aqui no canal..
Superideia #2 – Planeje seu dia no dia anterior
Essa dica aqui é lifechanging.
Se você deixar ara programar seu dia só na hora, você já começa perdendo tempo. Lá se vão 30min se organizando e decidindo e lembre quando você decide você gasta energia mental – a chamada exaustão cognitiva.
Terminou seu dia, já faça o planejamento do que você vai fazer no dia anterior, organize sua mesa, deixa que as coisas fluam rápido.
Você vai sentar no dia seguinte sabendo exatamente o que você vai fazer e não vai ficar rodando que nem peru.
Eu tenho sempre uma de papel A4 dobrada duas vezes, nas quais eu planejo TODOS os meus dias.
Comece com seu dia, depois passe para sua semana. Tire as ideias da sua cabeça e transforme-as em algo concreto.
Implemente essa dica e me diga os resultados depois!
Faça um auditoria na sua vida, das coisas que você pode
Cuide do seu tempo: ele é o seu bem mais precioso.
E as perguntas de hoje para você refletir e fixar melhor essa ideias sobre gestão pessoal da tempo:
1) Você tem focado suas energias e arquitetado seu dia para fazer coisas importantes; ou está perdendo muito tempo com besteiras?
2) Faça uma auditoria da sua vida. O que você pode eliminar, terceirizar e priorizar para alcancar o que voce seja lá o que você queira?
Vamos ler mais e aumentar nosso nível de consciência.
Abraço e até o próximo!