Não decida o Futuro com Base no Passado

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Compartilhe com uma pessoa agora e ajude-a com uma boa ideia!

Você conhece a falácia dos custos irrecuperáveis (ou do custo afundado)? Vamos vez uma falha de pensamento de nosso raciocínio para nos ajudar a tomar melhores decisões de forma lógica e eficiente.

Ter ciência dela vai te ajudar a fugir de decisões irracionais no teu dia a dia e em outros aspectos da tua vida, como carreira, faculdade e relacionamentos.

Te explico.

Conforme lições do Prêmio Novel de Economia, Daniel Kahneman, no livro Pensando Rápido e Devagar, nós, seres humanos, odiamos perder.

Perder traz uma sensação irracional em nossa mente, que nos fará tentar evitá-la de qualquer forma.

Imagine que você esteja indo para uma loja andando e, no meio do caminho, lembra que a loja estava fechada. Você continuaria andando até lá? Provavelmente não.

Só que na vida real não é bem assim. Continuamos andando até nosso destino final, considerando que já investimos tempo para andar até a metade.

Por exemplo, muitas pessoas permanecem em uma carreira que odeiam, porque já investiram muito tempo nela.

Outras se sentem obrigadas a terminar uma faculdade, pois já concluíram os primeiros semestres.

Você pode se sentir obrigado a ter de assistir a um filme até o final, porque pagou o preço do ingresso na bilheteria.

Ou quem sabe você não está em um relacionamento com uma pessoa por “todo o tempo que já passaram juntos”.

Veja que em todos os exemplos se está se baseando em decisões passadas para decidir o futuro.
Basea-se em custos irrecuperáveis (tempo e dinheiro já perdidos).

Para tomar uma decisão mais sábia, você deve se perguntar no HOJE e AGORA como gostaria que seu futuro fosse; e não se trancar no seu passado.

Pode demorar um tempo para se acostumar com a nova ideia, mas pode ter a certeza de que será mais racional, e, provavelmente, você será mais feliz.

Compartilhar esse vídeo com um amigo que está numa sinuca de bico na vida e deixa seu comentário abaixo de como já caiu nessa falácia de pensamento.

Aprenda algo todo dia,
Do amigo Aleno.

PS: Caso queira aprender a ler livros de forma inteligente e se tornar um Autodidata, adquira o ebook Leitura Inteligente 2.0. Ainda vou te livrar da possível sensação de perder ao adquirir o ebook: você tem 90 (NOVENTA) dias para ver se gosta ou não. Se não gostar, investimento de volta; e você fica com os ebooks!
=D

Você também vai gostar de ler um destes Artigos: