Filosofia
Se você tiver sido apresentado à filosofia como eu fui, então você deve achar que é uma coisa muito chata e complicada. Bem, nos enganaram. Filosofia significa o amor pela sabedoria, experimentado apenas pelo ser humano consciente de sua própria ignorância.
Existem várias obras filosóficas que vão te fazer pensar sobre a sua vida, propósitos, valores e comportamentos. São nas obras filosóficas que podemos nos perder em meios aos dramas da existência humana e elevar a nossa sabedoria através das grandes mentes da humanidade.
Segue a lista:
- Sobre a brevidade da vida – Sêneca
- A arte da guerra – Sun Tzu
- Antifragil – Nassim Taleb
- Como parar de se preocupar e começar a viver – Dale Carnegie
- Em Busca De Sentido – Viktor E. Frankl
- Meditações – Marcus Aurelius
- O obstáculo é o caminho – Ryan Holiday e Talita Rodrigues
- O poder do agora – Eckhart Tolle
- Trópicos Utópicos. Uma Perspectiva Brasileira da Crise Civilizatória – Eduardo Giannetti
- Por que fazemos o que fazemos? – Mario Cortella
Já perdi a conta de quantas vezes abri esse livro para consultar o que o grande filósofo estóico Sêneca dizia. De forma bem simples e direta, Sêneca nos ensina a viver e a sermos mais tranquilos em relação à vida, diminuindo nossas ansiedades, preocupações e aproveitando a vida de modo mais consciente e pleno.
Em seu tom inteligente e sarcástico, Nassin Taleb vai desafiar vários dogmas da sociedade, apresentando uma nova forma de ver a vida, carreira, saúde e diversas outras matérias. A antifragilidade se contrapõe ao nosso desejo de estabilidade. A não lineariedade da vida nos faz mais fortes. Não adianta fantasiar cubículos de vidro. Recomendadíssimo!
O imperador romano e um dos mais proeminentes filósofos estóicos escreveu como sua mente atuava, seus hábitos e como encarava a vida. Numa sociedade que perdeu os valores, ler suas lições nos inspira a sermos pessoas mais sensatas e nos ensina como pensava um grande homem. Leitura de cabeceira
Nesse livro bem curto, mas com grandes ideias, Viktor Frankl narra suas experiências nos campos de concentração nazista e da importância de encontrar sentido na vida na experiência humana. Tudo que ocorre no exterior passará pelo crivo da sua realidade. Caberá a você decidir qual sentido dará.