Hoje você vai conhecer a diferença entre a leitura passiva e ativa, além de descobrir como aprimorar a forma com que você lê.
Prestençãããão que isso vai revolucionar sua leitura… 😀
Você é uma pessoa que pensa na morte da bezerra quando está lendo?
Ééé, tipo, que fica divagando direto, desfocando,
e não entende nada.
Primeiro, vamos definir leitura passiva, que é como a maioria das pessoas lê.
Leitura Passiva
A leitura passiva consiste naquela que você faz totalmente desinteressado pelo texto, como se você estivesse sendo obrigado a ler um livro sobre gramática egípcia, desviando o olhar, sem questionar o que está sendo dito, simplesmente “olhando” o que está no papel.
Leitura Ativa
Por outro lado, a leitura ativa é aquela em que você desafia o autor; questiona o texto; correlaciona com outros conhecimentos; cria imagens mentais; exemplifica situações que poderia usar aquela ideia; desenvolve perguntas; faz anotações; discorda ou concorda radical ou parcialmente com o autor.
Não simplesmente entenda que as sílabas estão juntas e formam palavras na língua portuguesa. Dê vida ao texto e transforme-o em algo novo, algo seu.
Pergunte-se reiteradamente como pode aplicar aquele conteúdo na sua vida e em quais situações poderia aplicá-lo. Execute o conhecimento.
Não se satisfaça com a simples absorção de informações. Torne-as parte de você.
Converse com o autor.
Tente alcançar sua compreensão e o que ele, de fato, quis dizer com aquilo.
Aprenda algo todo dia,
Do amigo Aleno.
Quer aprender ainda mais e melhor?
Para que você possa aprender novas técnicas de leitura e aprendizado e poder explorar ao máximo o potencial da sua mente, leia o ebook Leitura Inteligente 2.0: Como Ler com Técnicas de Leitura e Aprendizado.